O que são avaliações formativas e como integrá-las ao processo educativo em 2024

Avaliações Formativas

Sumário

A avaliação é um recurso fundamental no processo de ensino-aprendizagem, mas ela vai muito além da atribuição de notas aos estudantes. Avaliação Formativa, Somativa, Diagnóstica e Comparativa são os quatro tipos principais de avaliação, e o que as diferencia é a função e o propósito de cada uma. Neste artigo nós vamos aprofundar mais no papel das avaliações formativas e como integrá-las ao processo educativo.

Nos últimos anos, as avaliações de aprendizagem assumiram novos papéis cruciais. Com a missão de garantir a formação de todas as crianças e jovens, os educadores têm repensado a abordagem de ensino e suporte ao longo do processo educacional.

Apesar dessa conscientização crescente, ainda é necessário aprimorar a aprendizagem dos alunos. Isso pode ser alcançado pela introdução e integração efetiva de avaliações formativas e somativas no processo de ensino-aprendizagem. Vale ressaltar que a validade e efetividade dessas avaliações dependem das interpretações e consequências delas.

O que são Avaliações Formativas

Esse tipo de avaliação permite acompanhar o desempenho dos alunos de forma personalizada, compreendendo-o como uma trajetória e não algo pontual. Como avaliação formativa nós podemos considerar as listas de exercícios, trabalhos em grupo, provas objetivas e dissertativas, debates e autoavaliação dos estudantes. Igualmente, elas são importantes para um acompanhamento e feedback contínuo dos alunos, ajustando o que for necessário durante todo o ano letivo e não somente ao final de um ciclo. 

Os dados gerados por esse tipo de avaliação ajudam a compreender se essas práticas realmente melhoram o desempenho dos alunos. Além disso, verificam se os professores incorporam as ideias e informações em práticas produtivas. Essa análise é essencial para avaliar a eficácia das estratégias educacionais. Um estudo de Leonor Santos, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, atribui três critérios de qualidade, relacionados entre si, para as avaliações formativas: compreensibilidade, aplicabilidade e eficácia. Dessa forma, ao melhorar um, aperfeiçoa os demais também.

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Critérios de qualidade das Avaliações Formativas

Valorizar o progresso e não apenas o resultado final é fundamental para criar uma cultura de aprendizagem contínua. Isso também engloba a conscientização por parte do aluno sobre o seu desempenho. Neste processo os educadores devem ter clareza sobre o que os alunos precisam saber ou ser capazes de fazer, de acordo com os objetivos educacionais propostos.

O primeiro critério de qualidade tratado pelo estudo de Leonor Santos da Universidade de Lisboa, a compreensibilidade dos processos avaliativos, é essencial para ter algum sucesso na integração desse formato de avaliação no processo educativo. Isso se refere à clareza da interpretação correta do que foi feito e do que é esperado a partir com os resultados objetivos pelas avaliações. Já a adequabilidade é relevante para avaliar as diferentes formas de pensar e de aprender. Por fim, a eficácia é o “modo de apreciar os efeitos de tais processos na aprendizagem. A eficácia acrescenta aos anteriores critérios uma ação e os seus efeitos” (Santos, 2011, p. 162). 

Conclusão

As avaliações formativas são de grande importância para direcionar os esforços de ensino e aprendizagem em 2024 e melhorar o aproveitamento dos alunos. Vale destacar que o peso da avaliação não deixa de ter o seu papel no sistema educativo. Entretanto, ele não pode continuar a ser o ponto principal, em detrimento do que é ensinado e a forma como isso é feito.

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