O futuro da educação: Como a inteligência artificial está transformando as salas de aula

futuro da educacao

Sumário

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem se destacado como uma poderosa aliada para o futuro da educação, no processo de aprendizagem dentro e fora das salas de aula. Segundo o estudo “Tendências em IA na educação abre uma nova guia”, elaborado por Rosa Maria Vacari, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), até o ano de 2030, diversas tecnologias estarão presentes em até 50% das escolas do Brasil. Há uma estimativa que a computação em nuvem deve chegar em até 70% das instituições de ensino.

O futuro já está no presente. Graças às ferramentas tecnológicas, é possível personalizar o ensino, mapear desempenho e as necessidades individuais de cada aluno de forma mais rápida e estratégica. Além disso, tarefas repetitivas podem ser otimizadas, proporcionando mais agilidade e espaço para criatividade, tanto pelos professores quanto pelos alunos.

 

O impacto na rotina dos professores

De acordo com uma pesquisa da consultoria global Mckinsey, realizada com dois mil professores dos Estados Unidos, Canadá, Cingapura e Reino Unido, os docentes gastam entre 20% e 40% das suas horas semanais no preparo das aulas. A sobrecarga constante com tarefas administrativas cotidianas dificultam a capacidade dos educadores de oferecer atenção adicional a determinados alunos.

A inteligência artificial, ao simplificar e automatizar essas tarefas, permite que os professores dediquem mais tempo à sua principal missão: focar nos estudantes. Isso proporciona aos educadores o tempo e a concentração necessários para atender às necessidades individuais de cada aluno. A partir do auxílio da IA, eles conseguem elaborar os cronogramas em menos tempo, alavancar o ensino adaptativo e tornar as aulas mais atrativas para as novas gerações.

 

Empoderando alunos e educadores

Com o uso de novas tecnologias como a IA, que oferece recursos interativos e feedbacks imediatos, o processo de aprendizagem se torna mais envolvente e estimulante. Seja na escola ou na preparação para o vestibular, por meio de plataformas digitais especializadas, os estudantes são incentivados a assumir um maior protagonismo e responsabilidade em suas jornadas. Assim, podem tomar decisões sobre o ritmo, áreas de interesse e planejamento de estudos.

 

Preparando para o futuro

Muito além do ensino dinâmico, ao longo dos anos, os alunos desenvolvem os softskills (habilidades comportamentais) e hardskills (habilidades técnicas). Com isso, se tornam mais preparados para o ensino superior e o mercado de trabalho, que demandam cada vez mais afinidade com ferramentas tecnológicas. Ainda adquirem um melhor raciocínio lógico, agilidade na resolução de problemas e criatividade.

A IA traz diversos benefícios para a área da educação, podendo ser uma grande aliada estratégica no dia a dia dos profissionais e para personalizar a jornada dos alunos das novas gerações, que nasceram na era digital e estão sempre sedentos por novidades.

 

 

Sua escola alinhada com o futuro da educação

Aproveite a inteligência artificial da Estuda.com e explore as possibilidades desta tecnologia para o futuro da educação! Capacite seus alunos a alcançarem todo o seu potencial e a se destacarem em um mundo em constante evolução.

Compartilhe

Materiais gratuitos para gestão escolar

Para apoiar o seu cotidiano e responder e trazer dados relevantes que podem auxiliar no seu dia a dia como educador!