Como criar avaliações usando o Banco de Questões da Estuda.com

Professora sorridente com um notebook na frente criando uma prova.

Sumário

O Banco de Questões da Estuda.com é uma ferramenta essencial para simplificar e otimizar o processo de criação de avaliações em escolas particulares. Com mais de 250 mil itens que abrangem uma variedade de tópicos do Ensino Fundamental Anos Finais, além de Ensino Médio, Enem e Vestibulares, a plataforma oferece praticidade, rapidez e alinhamento curricular para educadores.

Neste tutorial, vamos guiá-lo(a) passo a passo no processo de criação de avaliações usando o Banco de Questões da Estuda.com. Confira!

 

Como começar a criar a avaliação com o Banco de Questões da Estuda.com

– No painel inicial da plataforma, clique em “Adicionar Avaliação”. Este será o ponto de partida para criar sua avaliação.

menu principal da Estuda.com

 

– Selecione o tipo de avaliação: Lista de Exercícios, Simulado ou Prova. Em seguida, digite o título dela, como “Prova de Matemática”, por exemplo.

menu da Estuda.com

 

– Escolha a forma de aplicação da avaliação: Online, Impressa ou Mista, dependendo das necessidades da sua escola.

menu Estuda.com

 

– Selecione a ordenação das questões entre as opções disponíveis, como Normal/Padrão, ou outras opções para diversificar a distribuição das questões e defina, também, o peso das questões.

menu Estuda.com

 

– Determine a data e horário da aplicação da avaliação, bem como a data de liberação dos resultados para os alunos.

menu Estuda.com

 

Como escolher e inserir questões na avaliação

– Após configurar os parâmetros da avaliação, é hora de escolher as questões. Você pode optar por selecioná-las do banco de questões da plataforma, importar e usar suas próprias questões ou, ainda, escolher as questões inéditas criadas pela Duda IA, a nossa inteligência artificial.

menu Estuda.com

 

– Em seguida, explore os diferentes formatos de questões disponíveis, como objetivas, discursivas, somatórias, entre outros, e escolha o tipo mais adequado para sua avaliação. Então, é hora de utilizar os filtros disponíveis para encontrar questões que atendam aos objetivos propostos, como nível de ensino, disciplina, conteúdo, tópico específico e nível de dificuldade. E, assim que acabar de configurar as questões conforme sua preferência, clique em “Filtrar” para visualizar as questões selecionadas.

menu Estuda.com

 

– Para adicionar uma questão à avaliação, basta clicar sobre ela e depois no botão “Adicionar”. Observe que o banco de questões da Estuda.com ainda oferece a flexibilidade de Adicionar resolução e Adaptar a questão. Dessa forma, o professor pode incluir um texto-base, além de alterar o enunciado e as alternativas conforme necessário.

menu Estuda.com

 

Como diagramar e imprimir a avaliação

– Para seguir para a etapa de diagramação, selecione o menu “Imprimir” e depois a opção “Imprimir Avaliação”.

menu Estuda.com

 

– Escolha o tipo de correção e prossiga para a diagramação da avaliação.

menu-tipo-de-correcao

 

– Na tela de diagramação, você poderá personalizar diversos aspectos, como modelo de diagramação, número de colunas, disposição das questões, entre outros detalhes.

menu Estuda.com

 

– Ao concluir as configurações da diagramação, clique em “Imprimir Avaliação” e selecione o modo de impressão preferido.

menu Estuda.com

 

Vantagens do Banco de Questões da Estuda.com

O Banco de Questões da Estuda.com oferece uma série de vantagens que vão transformar o processo avaliativo da sua escola. Com uma ampla gama de recursos e funcionalidades, a sua equipe pedagógica poderá cria avaliações personalizadas e alinhadas aos objetivos pedagógicos da sua instituição com mais qualidade, rapidez e facilidade. Confira!

  • Variedade de questões: São mais de 250 mil itens disponíveis, cobrindo desde o Ensino Fundamental Anos Finais até o Ensino Médio, Enem e Vestibulares, garantindo uma vasta seleção de questões para diferentes disciplinas e níveis de ensino.
  • Atualização constante: O banco de questões é regularmente atualizado, garantindo que os conteúdos estejam alinhados com as últimas diretrizes educacionais e tendências pedagógicas.
  • Categorização especializada: As questões são criteriosamente categorizadas por níveis de dificuldade e alinhadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Dessa forma, a seleção e organização de acordo com as necessidades específicas dos educadores fica muito mais fácil.
  • Facilidade de uso: Interface intuitiva e amigável, tornando o processo de criação de avaliações simples e eficiente, mesmo para aqueles com pouca experiência em tecnologia.
  • Flexibilidade de personalização: Possibilidade de adaptar questões existentes, criar novas questões ou importar questões próprias, oferecendo total flexibilidade para atender às demandas específicas de cada escola e turma.
  • Inteligência Artificial integrada: Utilização da Duda IA para gerar questões inéditas, cuidadosamente avaliadas por consultores pedagógicos e acompanhadas de gabarito e resolução comentada.

 

O Banco de Questões da Estuda.com é uma ferramenta indispensável para gestores e coordenadores de escolas particulares que buscam otimizar o processo avaliativo. Com uma interface intuitiva e recursos avançados, esta plataforma simplifica a criação de avaliações, garantindo alinhamento curricular, diversidade de questões e praticidade no gerenciamento. Experimente hoje mesmo e eleve o nível das avaliações em sua escola!

 

Compartilhe

Materiais gratuitos para gestão escolar

Para apoiar o seu cotidiano e responder e trazer dados relevantes que podem auxiliar no seu dia a dia como educador!