O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. A redação, por sua vez, é um dos componentes mais importantes do exame, com peso significativo na nota final. Portanto, alcançar a tão desejada redação nota 1000 é um sonho de muitos estudantes, mas nem todos sabem como alcançar esse objetivo.
Este guia completo vai ajudar escolas e educadores a desvendar os termos mais utilizados na redação do Enem, fornecendo uma explicação detalhada e contextualizada de cada um deles. Além disso, vamos dar exemplos práticos e dicas valiosas para auxiliar na preparação dos alunos para a prova. Confira!
Conhecendo os termos essenciais da Redação Nota 1000
Critérios de avaliação da redação nota 1000
O primeiro passo para auxiliar os alunos na conquista da redação nota 1000 no Enem é ter um conhecimento profundo dos critérios de avaliação utilizados pelos corretores. Então, vamos lá!
A prova de redação avalia cinco competências:
- Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita, utilizando a linguagem portuguesa de forma correta e adequada ao contexto formal da redação.
- Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, construindo uma argumentação sólida e convincente.
- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, como coesão, coesão e uso adequado de conectivos.
- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos e apresentando uma solução factível, viável e eficaz.
👉 Dicas para trabalhar as competências da redação do Enem com os alunos:
- Promova a prática da escrita dissertativa-argumentativa em sala de aula, com diferentes temas e propostas de redação.
- Oriente os alunos a pesquisar sobre diversos temas de atualidade e a se manterem informados sobre os principais acontecimentos do mundo.
- Ensine os alunos a construir uma argumentação sólida e convincente, utilizando dados, fatos, exemplos e argumentos lógicos.
- Promova a revisão cuidadosa da redação, verificando se todas as competências do Enem foram atendidas.
Tema
O tema é o assunto central proposto na prova de redação, que serve como base para o desenvolvimento da argumentação. Por isso, é fundamental que os alunos compreendam o tema em sua totalidade, identificando seus aspectos principais, suas nuances e suas implicações.
👉 Dicas para trabalhar o tema com os alunos:
- Promova debates em sala de aula sobre temas relevantes da atualidade, estimulando a reflexão crítica e a argumentação dos alunos.
- Incentive a leitura de notícias, artigos de opinião e reportagens sobre diversos assuntos, ampliando o repertório sociocultural dos alunos.
- Oriente os alunos a analisar o tema da redação com atenção, identificando suas palavras-chave e seus principais conceitos.
Introdução
A introdução é a primeira parte do texto, onde o tema é apresentado e a tese é introduzida. Ela deve ser concisa, informativa e intrigante, capturando a atenção do leitor e estabelecendo a linha de raciocínio que será desenvolvida ao longo da redação.
Agora, veja os elementos essenciais de uma boa introdução:
- Apresentação do tema: Contextualizar o tema de forma clara e objetiva, despertando o interesse do leitor.
- Formulação da tese: Apresentar o ponto de vista principal que será defendido na redação, de forma clara, concisa e direta.
- Estrutura: A introdução deve ser breve e bem organizada, com no máximo 5 a 7 linhas.
👉 Dicas para trabalhar a introdução com os alunos:
- Explore diferentes estratégias de abertura para a introdução, como citações, exemplos, dados estatísticos ou perguntas retóricas.
- Oriente os alunos a redigir a introdução após terem estruturado a argumentação, garantindo coesão com o restante do texto.
- Enfatize a importância da clareza e da concisão na formulação da tese, evitando frases longas e complexas.
Tese
A tese é o ponto de vista principal que será defendido ao longo da redação. No entanto, ela deve ser clara, concisa e defensável, sustentando a argumentação e guiando o desenvolvimento do texto.
Porém, quais são as características de uma boa tese:
- Especificidade: A tese deve ser específica e delimitada, focando em um aspecto particular do tema.
- Defensibilidade: A tese deve ser defensável com argumentos consistentes, utilizando dados, fatos e exemplos.
- Clareza: A tese deve ser clara e objetiva, expressa em uma frase concisa e direta.
👉 Dicas para trabalhar a tese com os alunos:
- Promova a brainstorming de ideias para a tese, incentivando os alunos a explorarem diferentes perspectivas sobre o tema.
- Oriente os alunos a formular a tese após terem realizado a pesquisa e estruturado a argumentação.
- Enfatize a importância da revisão da tese ao longo da escrita da redação, garantindo que ela se mantenha coerente com o desenvolvimento do texto.
Desenvolvimento
O desenvolvimento é a parte intermediária do texto, onde os argumentos são expostos e desenvolvidos de forma clara, concisa e convincente. Logo, é importante que os estudantes utilizem exemplos, dados e fatos para embasar as ideias.
Contudo, você sabe como deve ser a estrutura do desenvolvimento? Vamos ver juntos:
- Parágrafos organizados: Cada parágrafo deve apresentar um argumento principal, com exemplos, dados e fatos que o sustentem.
- Coesão e coerência: O desenvolvimento deve apresentar uma progressão lógica das ideias, com frases e parágrafos bem conectados, utilizando conectivos e outros recursos coesivos.
- Repertório sociocultural: O desenvolvimento deve ser enriquecido com exemplos de diversas áreas do conhecimento, como história, geografia, filosofia, atualidades e cultura, demonstrando o conhecimento e a bagagem cultural do autor.
👉 Dicas para trabalhar o desenvolvimento com os alunos:
- Oriente os alunos a elaborar um rascunho do desenvolvimento, antes de escrever a redação final, organizando as ideias e estruturando os parágrafos.**
- Incentive a pesquisa de dados, fatos e exemplos para embasar os argumentos, utilizando fontes confiáveis como livros, artigos científicos e sites de notícias.
- Promova a revisão cuidadosa do desenvolvimento, verificando a coesão, coerência e clareza da argumentação.
Argumentação
A argumentação é o conjunto de argumentos utilizados para sustentar a tese. Nesse sentido, ela deve ser consistente, lógica e convincente, utilizando diversos tipos de argumentos, como:
- Argumentos de fato: Baseados em dados concretos e verificáveis, como estatísticas, pesquisas e fatos históricos.
- Argumentos de exemplo: Utilizam situações reais ou fictícias para ilustrar o ponto de vista do autor.
- Argumentos de autoridade: Baseados na opinião de especialistas ou pessoas renomadas na área em questão.
- Argumentos de raciocínio lógico: Utilizam silogismos, analogias e outras formas de raciocínio lógico para defender o ponto de vista do autor.
👉 Dicas para trabalhar a argumentação com os alunos:
- Ensine os alunos a identificar os diferentes tipos de argumentos e como utilizá-los de forma eficaz na redação.
- Promova a análise crítica de argumentos, ensinando os alunos a identificar falhas lógicas e inconsistências na argumentação.
- Incentive os alunos a construir argumentos sólidos e convincentes, utilizando dados, fatos e exemplos relevantes.
Repertório Sociocultural
O repertório sociocultural na redação do Enem é a bagagem de conhecimentos de diversas áreas, como história, geografia, filosofia, atualidades e cultura. Em resumo, ele é utilizado para enriquecer a argumentação e torná-la mais persuasiva.
Além disso, ter um repertório sociocultural amplo contribui de diferentes formas para a conquista da redação nota 1000:
- Argumentação mais rica e complexa: Demonstra conhecimento e domínio de diferentes áreas do saber, tornando a argumentação mais interessante e convincente.
- Maior credibilidade do autor: Revela uma visão de mundo mais ampla e abrangente, conferindo maior credibilidade ao autor da redação.
- Possibilidade de apresentar diferentes perspectivas: Permite abordar o tema de forma mais completa e profunda, considerando diferentes pontos de vista.
👉 Dicas para trabalhar o repertório sociocultural com os alunos:
- Incentive a leitura de livros, artigos, reportagens e outros materiais de diferentes áreas do conhecimento.
- Promova debates em sala de aula sobre temas relevantes da atualidade, estimulando a reflexão crítica e a argumentação dos alunos.
- Oriente os alunos a assistirem documentários, palestras e outros conteúdos audiovisuais que ampliem seu conhecimento sobre o mundo.
Coerência
A coerência é a lógica e consistência entre as ideias apresentadas no texto. Logo, ela garante que o texto tenha um fluxo de raciocínio claro e compreensível, evitando contradições, ambiguidades e falhas lógicas.
Então, quais são os elementos que contribuem para a coerência? Confira:
- Progressão lógica das ideias: As ideias devem ser desenvolvidas de forma gradual e organizada. Ou seja, elas devem seguir uma linha de raciocínio clara e compreensível.
- Uso de conectivos: Os conectivos são palavras e expressões que ligam as frases e parágrafos, garantindo a coesão textual.
- Revisão cuidadosa: A redação deve ser revisada com atenção para identificar e corrigir possíveis falhas de coerência.
👉 Dicas para trabalhar a coerência com os alunos:
- Oriente os alunos a elaborar um rascunho da redação, antes de escrever a versão final, organizando as ideias e estruturando o texto de forma coerente.**
- Ensine os alunos a utilizar conectivos de forma adequada, para conectar as frases e parágrafos de forma clara e lógica.
- Promova a revisão cuidadosa da redação, verificando a coerência do texto como um todo.**
Coesão
A coesão é o uso adequado de elementos de ligação para garantir a conexão entre as partes do texto. Dessa forma, a leitura fica mais fluida e agradável.
Nesse sentido, quais são os elementos que contribuem para a coesão? Veja só:
- Coesão referencial: Utilizar pronomes, artigos e outros elementos para referir-se a elementos já mencionados no texto, evitando repetições desnecessárias.
- Coesão sequencial: Utilizar conectivos para indicar a relação temporal ou espacial entre as ideias, como “depois”, “anteriormente”, “ao lado de”, etc.
- Coesão explicativa: Utilizar conectivos para explicar, justificar ou exemplificar uma ideia, como “pois”, “porque”, “por exemplo”, etc.
👉 Dicas para trabalhar a coesão com os alunos:
- Ensine os alunos a identificar os diferentes tipos de coesão e como utilizá-los de forma adequada na redação.
- Promova a análise de textos coesos e coesivos, para que os alunos observem como os elementos de ligação são utilizados na prática.
- Incentive os alunos a revisar a coesão da redação, verificando se as frases e parágrafos estão bem conectados.**
Conectivos
Embora já tenhamos falado sobre conectivos logo ali em cima, eles estão sempre entre as principais dúvidas dos estudantes. Então, vamos a uma explicação mais detalhada.
Os conectivos são palavras e expressões que ligam ideias e parágrafos, como “além disso”, “portanto”, “no entanto”, “em conclusão”, etc. Assim, seu uso adequado é fundamental para garantir a coesão e a fluidez do texto.
Tipos de conectivos:
- Aditivos: Indicam adição de ideias, como “também”, “além disso”, “mais do que isso”.
- Adversativos: Indicam oposição de ideias, como “mas”, “porém”, “contudo”.
- Conclusivos: Indicam conclusão de ideias, como “portanto”, “logo”, “em consequência disso”.
- Explicativos: Indicam explicação de ideias, como “pois”, “porque”, “como”.
- Temporais: Indicam relação temporal entre as ideias, como “antes”, “depois”, “enquanto”.
👉 Dicas para trabalhar os conectivos com os alunos:
- Ensine os alunos a identificar os diferentes tipos de conectivos e seus significados.
- Promova a criação de listas de conectivos, categorizando-os por tipo e função.
- Incentive os alunos a utilizar conectivos variados na redação, para evitar repetições e tornar o texto mais rico.
Conclusão
A conclusão é a parte final do texto, onde a tese é reafirmada. Além disso, é nela que os argumentos principais são resumidos e a proposta de intervenção é apresentada, finalizando a redação de forma impactante.
Afinal, quais são os elementos de uma boa conclusão:
- Síntese dos argumentos: Resumir os principais argumentos apresentados no desenvolvimento, reforçando a tese defendida.
- Reafirmação da tese: Reafirmar a posição do autor sobre o tema, deixando claro o ponto de vista defendido ao longo da redação.
- Proposta de intervenção: Apresentar uma solução para o problema discutido na redação, demonstrando engajamento social e responsabilidade civil.
👉 Dicas para trabalhar a conclusão com os alunos:
- Oriente os alunos a elaborar um rascunho da conclusão, antes de escrever a versão final, definindo o que será abordado em cada parte.
- Ensine os alunos a utilizar recursos coesivos para conectar a conclusão ao restante do texto.
- Promova a revisão da conclusão, verificando se ela está clara, concisa e coerente com o restante da redação.
Proposta de Intervenção
A proposta de intervenção é a solução sugerida para resolver o problema discutido na redação. No entanto, ela deve ser factível, viável, eficaz e respeitar os direitos humanos.
Logo, quais são os elementos de uma boa proposta de intervenção:
- Viabilidade: A proposta deve ser prática e considerar os recursos disponíveis e as condições sociais, políticas e econômicas do país. Em outras palavras, a implementação da proposta precisa ser possível.
- Eficácia: A proposta deve ser capaz de solucionar o problema de forma efetiva, apresentando resultados concretos e mensuráveis.
- Respeito aos direitos humanos: A proposta deve respeitar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos, garantindo a dignidade e a igualdade de todos os indivíduos.
👉 Dicas para trabalhar a proposta de intervenção com os alunos:
- Promova debates em sala de aula sobre os problemas sociais da atualidade, estimulando os alunos a propor soluções criativas e viáveis.
- Oriente os alunos a pesquisar sobre diferentes tipos de intervenções sociais, como políticas públicas, projetos sociais e ações da sociedade civil.
- Ensine os alunos a formular uma proposta de intervenção clara, concisa e objetiva, definindo os objetivos, as ações e os responsáveis pela implementação.**
Estuda.com: a chave para a Redação Nota 1000 no Enem
Dominar os termos e conceitos relacionados à redação do Enem é fundamental para que gestores, educadores e alunos possam trabalhar de forma conjunta e eficaz na preparação para a prova. Porém, contar com ferramentas que impulsionem o sucesso é essencial. É aqui que a Estuda.com faz a diferença.
A Estuda.com é uma plataforma educacional completa que atende gestores, professores e alunos. Com um banco de questões organizado, os professores criam simulados e avaliações que preparam os alunos para brilharem no Enem. Além disso, nossa plataforma facilita a prática e correção de redações, ajudando os alunos a alcançar a Redação Nota 1000.
Adicionalmente, os alunos têm acesso a um ambiente exclusivo para reforçar conteúdos e praticar centenas de temas de redação, tudo de forma autônoma. Gestores e professores acompanham a evolução dos alunos com relatórios detalhados, permitindo intervenções pedagógicas assertivas e personalizadas.
Quer transformar a preparação para o Enem na sua escola? Conheça as soluções da Estuda.com e leve seus alunos à Redação Nota 1000 e muito além!