O Futuro da Avaliação Educacional: Correção Automática de Provas com Inteligência de Dados

Imagem demonstrando a correção automática de provas pela folha de prova, com uma prova digitalizada com todas as informações de respostas e correção do professor. Ao lado direito, na plataforma em que ela está digitalizada, os dados de acertos e erros do aluno.

Sumário

Na era digital, a educação tem passado por transformações significativas, e a correção automática de provas é uma inovação que pode revolucionar a maneira como as escolas lidam com avaliações. Enquanto muitas plataformas já oferecem a correção automática por meio de cartões-resposta, uma abordagem ainda mais simplificada e eficaz está surgindo: a correção automática direto pela folha de prova.

 

Correção automática de provas por cartão resposta

No cenário atual, é comum encontrar escolas que utilizam plataformas para corrigir provas automaticamente por meio de cartões-resposta. Esse método oferece a conveniência de centralizar informações dos alunos on-line, permitindo análises detalhadas do desempenho por turmas, disciplinas e conteúdos. No entanto, uma barreira significativa impede a adoção generalizada dessa prática inovadora: grande maioria das provas não são feitas com folhas de resposta.

Pense no aluno do Ensino Fundamental, por exemplo. Raramente terá acesso a esse tipo de prova, mais comum no Ensino Médio, especialmente na terceira série. Mesmo para estes, os cartões-resposta são pouco utilizados no cotidiano escolar, sendo mais comuns em vestibulares do que nas avaliações internas. Qual o problema? Uma perda significativa de dados, já que o colégio só tem online e centralizado os dados relacionados a provas com cartões-resposta, representando apenas uma pequena parte dos exames realizados.

Mas, qual seria a solução?

 

Correção automática de provas pela própria folha de prova

A resposta está na correção automática de provas diretamente na folha de resposta. A maioria das escolas não adota cartões-resposta para todas as turmas, limitando essa prática a simulados de vestibulares e turmas específicas. Isso resulta na subutilização das vantagens da inteligência de dados na instituição. Então, para superar essas barreiras sem alterar drasticamente os métodos já estabelecidos, surge uma solução inovadora: a correção automática feita diretamente na folha de prova.

O processo é simples e se integra perfeitamente ao sistema atual de aplicação de provas. Os professores continuam aplicando e corrigindo as provas da maneira tradicional, só precisando, em seguida, tirar uma foto das provas e carregá-las na plataforma. Essa ação desencadeia a leitura automática das respostas dos alunos e da nota dada pelos professores, fornecendo acesso instantâneo aos resultados on-line, juntamente com uma ampla gama de dados sobre o desempenho dos alunos.

 

Diferencial da correção automática pela folha de prova

O diferencial dessa abordagem está na adaptação da tecnologia para se adequar aos métodos já consolidados, sem impor mudanças drásticas na rotina dos professores. A plataforma realiza a leitura das respostas por meio de Inteligência Artificial e QR Codes incorporados em cada questão. Cada resposta do aluno possui um campo específico e um QR Code ao lado, orientando a identificação da opção escolhida pelo aluno e a nota atribuída pelo professor. Esse método versátil permite a correção automática e leitura tanto de questões objetivas quanto discursivas, atendendo às necessidades de professores do Ensino Médio e Fundamental.

É importante ressaltar que a proposta não é substituir o processo atual de correção por parte dos professores (apesar de possível), mas enriquecê-lo com a inteligência de dados na educação. A plataforma simplifica o processo de obtenção e análise de informações, proporcionando aos educadores uma visão mais abrangente do desempenho de seus alunos.

Mas, como funciona a correção automática pela folha de prova na prática?

 

 

Como ler ou corrigir provas automaticamente pela folha de prova com a Estuda.com?

Com a Estuda.com, após você realizar a correção das provas, é possível subir e analisar automaticamente todos os dados das avaliações dos seus estudantes, podendo entender a fundo quais os pontos fortes e a desenvolver das suas turmas.

Na prática, funciona assim:

  • Primeiro, você criará a sua avaliação dentro da plataforma da Estuda.com, selecionando as questões do nosso extenso banco de questões, ou criando as suas próprias.
  • Depois de criada a prova, você selecionará o formato para impressão.
  • Após impressa e aplicada, você irá corrigi-la normalmente, da mesma forma que você já corrige hoje.
  • E, por fim, após corrigida, só precisará tirar uma foto e fazer o upload na plataforma.

 

Confira no vídeo:

Viu como é simples?

Agora, você já conta com diversos dados super relevantes sobre os seus alunos: desempenho por turmas e individual, por disciplina e conteúdo, além dos pontos fortes, medianos e a desenvolver. Essas informações certamente irão auxiliar suas decisões pedagógicas e destacar o seu trabalho e a sua instituição, dando um pulo enorme em direção ao seu sucesso!

Para saber como aplicar esse formato de provas e correção automática na sua instituição de ensino, entre em contato conosco! Faça o teste e tire as suas conclusões.

A correção automática direto na folha de prova é um avanço na avaliação educacional. Unindo tradição e inovação, ela torna a experiência mais eficiente e enriquecedora. E, superando resistências, essa abordagem promissora pode ser a chave para desbloquear o verdadeiro potencial da inteligência de dados na educação.

Compartilhe

Materiais gratuitos para gestão escolar

Para apoiar o seu cotidiano e responder e trazer dados relevantes que podem auxiliar no seu dia a dia como educador!