🔎Atenção: tem certeza de que sua equipe e processos estão alinhados para reter e captar novos alunos? Sua escola particular está pronta para realizar sem erros as campanhas de matrículas e rematrículas 2025?
👉Por que isso é importante⚠️
Campanhas de matrículas e rematrículas sem erros são fundamentais para o crescimento das escolas particulares. Afinal, é por meio delas que as instituições de ensino definem seu orçamento. Por isso, é importante evitar erros que possam prejudicar o resultado.Veja os 7 principais pontos de atenção para evitar erros e aumentar as chances de reter e captar novos alunos.
👀7 principais pontos de atenção para evitar erros
1️⃣ Defina metas claras e alcançáveis
Antes de começar a planejar a campanha, é importante definir metas claras e alcançáveis. Isso ajudará a definir as estratégias e ações necessárias para atingir os objetivos planejados.
Sem elas, as campanhas de matrículas e rematrículas ficam sem propósito, gerando desmotivação dos colaboradores. Por isso, é essencial definir com clareza a quantidade de alunos que a escola deseja captar e reter.
2️⃣ Conheça o seu público-alvo
Para criar uma campanha eficaz, é superimportante conhecer seu público-alvo. Isso inclui entender necessidades, interesses e expectativas.
Ao direcionar ações sem foco, a escola atinge pessoas fora do seu público-alvo, o que pode prejudicar a conversão de matrículas. Então, especialmente para captar novos alunos, é importante definir o perfil das famílias.
3️⃣ Divulgue os diferenciais da sua escola
O que torna a sua escola única? Quais são os seus diferenciais? Destacar esses pontos é essencial para chamar a atenção de pais e alunos.
Os diferenciais da escola são informações relevantes para as famílias, pois influem diretamente na decisão pela melhor instituição para os filhos. Por isso, é importante conhecer e divulgar todos os pontos fortes da sua escola.
4️⃣ Desenvolva uma política de indicação
O marketing boca a boca é uma forma eficaz de divulgação. Ofereça vantagens e benefícios para incentivar a indicação de novos alunos.
Sem dúvida, um recurso supereficiente para as escolas particulares. Por isso, é importante desenvolver uma política de indicação, oferecendo condições especiais e outras vantagens para as famílias que indicarem novos alunos.
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5️⃣ Utilize ferramentas digitais
As ferramentas digitais são fundamentais para automatizar processos e tornar as campanhas de matrículas e rematrículas mais eficientes.
O mundo está mais digital e não acompanhar essa realidade é um erro que muitas escolas particulares ainda cometem. Por isso, investir em ferramentas digitais com múltiplas soluções para organizar e facilitar o dia a dia da gestão escolar é essencial.
6️⃣ Ofereça praticidade aos pais
Os pais e responsáveis têm uma rotina corrida. Oferecer praticidade e comodidade é uma boa estratégia.
A rotina das famílias é bastante agitada. Por isso, é importante oferecer praticidade nos processos de matrículas. Uma boa opção é presenteá-las com a rapidez e a facilidade de matrículas e rematrículas 100% on-line.
7️⃣ Gerencie adequadamente os contatos
Registre e mantenha os contatos de quem demonstra interesse na sua escola. Isso ajudará a manter o relacionamento e a aumentar as chances de captar novas matrículas. Essa estratégia, certamente, pode favorecer a conversão de matrículas no futuro.
Como realizar campanhas de matrículas e rematrículas sem erros?
Por fim, a superdica para evitar esses e outros erros, é planejar a campanha de matrículas e rematrículas com antecedência. Sem dúvida, uma estratégia que garante efetividade em todos os processos.
Portanto, investir em treinamento para os profissionais da educação que irão atender as famílias também é decisivo.Enfim, campanhas de matrículas e rematrículas sem erros passam por um planejamento cuidadoso, estratégias eficientes, pessoal preparado e o auxílio da tecnologia.
Um supersistema de gestão faz a diferença
Automatizar os processos de matrículas e rematrículas é fundamental para o sucesso das instituições de ensino.
Com um supersistema de gestão escolar, sua instituição de ensino consegue:
✅divulgar os diferenciais da escola
✅definir e monitorar metas e o desempenho das campanhas
✅segmentar o seu público-alvo
✅criar campanhas personalizadas
✅automatizar o envio de e-mails e mensagens
✅criar e estabelecer uma política de indicação
✅receber pagamentos on-line
✅gerar relatórios
✅gerir o registro dos contatos
✅oferecer facilidades às famílias.
Por exemplo, o painel de matrículas e rematrículas do supersistema de gestão Diário Escola oferece controle total sobre:
✅envio e recebimento de documentos
✅cobrança de taxas de matrículas e rematrículas
✅contratos digitais personalizados
✅assinatura eletrônica com validade jurídica.
📲Um supersistema, múltiplas soluções 🎯
Com o Diário Escola você garante tecnologia, inovação e múltiplas soluções para o crescimento de sua instituição de ensino, e muito mais!
👉AGILIDADE: reduza o tempo gasto com processos burocráticos e finalize as matrículas em poucos minutos.
👉ERROS: minimize o risco de erros manuais e garanta a precisão dos dados.
👉SEGURANÇA: assinatura eletrônica com validade jurídica e dados protegidos por criptografia.
👉CONVENIÊNCIA: todos recursos e funcionalidades em um só lugar (cadastro, documentos, pagamentos e comunicação, por exemplo).
👉ECONOMIA: reduza custos com papel, impressão e armazenamento de documentos, por exemplo.
👉SUSTENTABILIDADE: contribua para um futuro mais verde com nosso sistema 100% digital.
👉EXPERIÊNCIA: ofereça uma experiência melhor com um processo de matrícula mais ágil e eficiente.
👉SATISFAÇÃO: facilite a vida dos responsáveis e, como resultado, garanta a satisfação com um sistema on-line, seguro e intuitivo.
O Diário Escola faz a gestão completa do processo de matrículas e rematrículas 2025 para sua instituição de ensino.
Nosso sistema 100% digital agiliza o dia a dia da gestão escolar, desde a coleta de documentos até a definição das contas bancárias para o recebimento de taxas de matrículas. Isto é, as escolas determinam em qual conta bancária preferem receber as taxas de matrículas e rematrículas.
Este artigo foi escrito por Raquel Tiburski, Diretora de Marketing e Vendas do supersistema Diário Escola