Banco de questões para escolas: Vale a pena utilizar na sua ?

Banco de questões online: Vale a pena ter na sua escola?

Sumário

Se você é professor, gestor ou coordenador, certamente já experimentou a sensação de que o dia não é suficiente para dar conta de todo o planejamento pedagógico. Sabemos que o trabalho educacional vai além dos 50 minutos de sala cheia, e os bastidores da gestão escolar demandam muito tempo dos profissionais da educação. Mas já considerou a possibilidade de otimizar o tempo dedicado à elaboração de questões e avaliações? Neste artigo, exploraremos como um banco de questões para escolas pode ser a solução para essa questão.

 

A dor dos professores: tempo gasto em tarefas burocráticas

De acordo com uma pesquisa realizada pela McKinsey em parceria com a Microsoft, os professores trabalham em média 50 horas semanais e, embora gostem do trabalho, ficam frustrados por conta das intermináveis correções de avaliações e procedimentos burocráticos. Além disso, o relatório sobre o futuro do trabalho aponta que novas tecnologias, como Banco de Questões e a Inteligência Artificial (IA), melhoram a qualidade do ensino e eficiência dos educadores.

Inspirar os alunos, construir um clima positivo na escola e nas aulas, resolver conflitos, criar conexão e pertencimento são características dos educadores que não podem ser automatizadas. Sendo assim, bancos de questões online e outras ferramentas tecnológicas chegam para agregar ao ensino e possibilitar que os profissionais consigam equilibrar as atividades de preparação das aulas, avaliações e acompanhamento dos alunos.

 

Introdução aos bancos de questões para escolas

Um banco de questões para escolas proporciona aos educadores a capacidade de criar, armazenar, editar e acessar milhares de questões públicas, incluindo aquelas do Exame Nacional do Ensino Médio e de vestibulares renomados. Essa ferramenta é altamente eficaz na elaboração de avaliações com diferentes níveis de dificuldade, otimizando significativamente o tempo dedicado à preparação.

A Estuda.com, por sua vez, oferece ferramentas que automatizam todo o processo de avaliação. Além disso, ela cria um histórico das turmas e alunos, permitindo a análise de sua evolução. Essa funcionalidade auxilia na tomada de decisões estratégicas e intervenções pedagógicas.

 

 

Benefícios do uso de banco de questões para escolas

Elaborar uma avaliação exige cuidado. Além de ser coerente com os conteúdos em aula, a avaliação deve medir adequadamente o nível de compreensão dos alunos sobre os tópicos abordados. Nesse contexto, um banco de questões proporciona uma série de benefícios para estudantes, professores e gestores

Variedade e qualidade de questões

Os bancos de questões para escolas oferecem uma ampla seleção de questões pré-elaboradas, economizando o tempo de criação. Por exemplo, na Estuda.com os professores têm à disposição mais de 235 mil questões do Ensino Fundamental Anos Finais ao Ensino Médio e vestibulares. Basta filtrar as questões pela disciplina, conteúdo, etapa de ensino (fundamental I e II, médio e pré-vestibular), nível de dificuldade e/ou tags. Além disso, os professores podem adaptar as questões conforme suas necessidades, sem precisar começar do zero. 

Acesso rápido e organização eficiente

Pelo banco de questões, o educador seleciona o tipo de avaliação. Ele pode escolher se será uma prova, simulado ou lista de questões e definir as perguntas que serão aplicadas. Automaticamente, a plataforma gera as provas nominais diagramadas. Com essa ferramenta de criação de provas, a personalização das avaliações vai muito além do conteúdo. Ela poupa tempo de seleção, montagem e correção de avaliações.

Redução da sobrecarga dos professores

Quando a escola automatiza tarefas burocráticas, aliviando a carga de trabalho dos professores, o impacto é imediato na motivação. Isso permite que se concentrem em adotar novas metodologias de ensino, diversificar o conteúdo em sala de aula e explorar o potencial de seus alunos e turmas.

Impacto no ensino e no acompanhamento dos alunos

Há exemplos práticos de escolas em que a tecnologia se tornou aliada do ensino, como o Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Ijuí/RS. A gestão escolar começou a utilizar a plataforma da Estuda.com no 1º semestre de 2022, envolvendo gestores, professores e alunos. 

Segundo a gestão escolar, um dos principais benefícios consiste na agilidade proporcionada ao planejamento das atividades, diversidade de questões e praticidade na utilização. “Por meio da Estuda.com, os professores podem ter acesso a um banco de questões vasto, podendo editar e adaptar tais questões. Além disso, podem acrescentar aquelas que são pertinentes ao desenvolvimento da aprendizagem. Outra funcionalidade incrível é a correção dos gabaritos. Ela é uma forma eficaz de garantir uma correção rápida, capaz de possibilitar ao professor maior tranquilidade no registro e análise dos resultados”, afirma Edea Kapp, gestora pedagógica do Colégio Tiradentes.

 

Conclusão

Não é surpresa que a elaboração e correção de avaliações seja uma das tarefas mais cansativas para os professores. Integrar ferramentas tecnológicas ao ensino pode aumentar a motivação dos educadores. Além disso, essa abordagem direciona o foco para a qualidade do ensino e proporciona a oportunidade de trabalhar pontos específicos a serem aprimorados na aprendizagem de cada aluno.

Aproveite o banco de questões da Estuda.com e explore as possibilidades de personalização das avaliações, trazendo facilidades para o cotidiano e melhorando a qualidade do ensino da sua escola.

Compartilhe

Materiais gratuitos para gestão escolar

Para apoiar o seu cotidiano e responder e trazer dados relevantes que podem auxiliar no seu dia a dia como educador!