Banco de questões para escolas: 5 mitos e verdades

professores questões

Sumário

No universo da educação, onde cada segundo conta, a otimização de processos se torna fundamental. Tarefas que demandam tempo e esforço significativos podem desviar a atenção de professores e coordenadores daquilo que realmente importa: o aprimoramento constante do ensino e o acompanhamento dos alunos.

Neste contexto, um banco de questões surge como uma solução simples e eficiente para simplificar uma das atividades que mais consome recursos: a criação de avaliações variadas para os estudantes. Embora muitas escolas já tenham adotado essa prática, alguns mitos ainda persistem. E é para esclarecê-los que estamos aqui. Vamos a eles:

 

Mito 1: Banco de questões é impessoal e genérico

Verdade: Embora os bancos de questões  ofereçam questões pré-elaboradas, eles também permitem que os professores personalizem as avaliações. No banco de questões da Estuda.com, por exemplo, elas podem ser adaptadas de acordo com as necessidades específicas de cada turma, tornando as avaliações mais relevantes e adequadas ao currículo.

 

Mito 2: Substitui a criatividade dos professores

Verdade: Os bancos de questões são ferramentas que ajudam a economizar tempo na criação de pergunta padrão. No entanto, os professores ainda têm espaço para criatividade ao adaptar ou importar questões contextuais e desafiadoras que estimulam o pensamento crítico dos alunos.

 

Mito 3: São limitados a perguntas de múltipla escolha e avaliações tradicionais

Verdade: Embora os bancos de questões online frequentemente contenham muitos exercícios de múltipla escolha, o da Estuda.com também inclui opções discursivas, somatórias, de preenchimento e relacionamento de lacunas. Além disso, os professores podem criar não só provas tradicionais, como também desenvolver listas de exercícios, atividades de revisão, simulados, e até mesmo para estimular a participação dos alunos em sala de aula.

 

Mito 4: Usar um banco de questões é complexo e requer muito treinamento 

Verdade: O banco de questões para escolas da Estuda.com é projetado para ser intuitivo e fácil de usar. Por isso, não é necessário um treinamento intensivo para começar. No entanto, a Estuda.com oferece para todas as suas escolas parceiras um gerente de contas exclusivo para acompanhar a implantação, fornecer treinamento e dar suporte à toda equipe pedagógica.

 

Mito 5: É caro e inacessível

Verdade: O banco de questões  da Estuda.com é uma solução acessível que faz parte do produto Gestão de Avaliações. Encaixá-lo no orçamento da sua escola pode ser mais fácil do que você imagina. Principalmente, se você colocar na ponta do lápis o tempo gasto pelos seus professores para procurar, selecionar e montar as avaliações.

 

 

Como funciona o banco de questões para escolas da Estuda.com?

A Estuda.com oferece o melhor banco de questões para escolas do mercado. Com ampla variedade e filtros inteligentes, professores encontram os exercícios certos para provas, exercícios e simulados em minutos. Veja como funciona:

  • Diversidade de opções: São mais de 200 mil questões cuidadosamente classificadas e categorizadas para o Ensino Médio, Enem e Vestibulares, além de 35 mil itens do Ensino Fundamental Anos Finais.
  • Filtros Inteligentes: Facilitamos a busca pelas questões ideais com nossos filtros inteligentes. Dessa forma, os professores podem selecioná-las com base em conteúdo, nível de dificuldade, disciplinas específicas, palavras-chaves e muito mais. Encontrar as questões certas para suas provas, listas de exercícios e simulados nunca foi tão fácil e rápido.
  • Variedade: Sabemos que as avaliações não se resumem apenas a perguntas de múltipla escolha. Por isso,  oferecemos diferentes tipos de questões, desde as objetivas tradicionais até as discursivas desafiadoras, passando por preenchimento e relacionamento de colunas. Os professores têm total flexibilidade para escolher as que se alinham com seus objetivos pedagógicos.

Com o banco de questões da Estuda.com, sua escola e equipe pedagógica podem economizar tempo valioso e elevar a qualidade da criação de avaliações. Estamos aqui para tornar a sua jornada educacional mais eficiente e recompensadora.

 

A Estuda.com é muito mais que um banco de questões:

A Estuda.com é uma solução completa para simplificar e otimizar todas as etapas do processo avaliativo. Com a Estuda.com, é possível:

  • Simplificar a comunicação entre Coordenação e Professores.
  • Realizar a diagramação das provas com facilidade.
  • Automatizar a correção de provas.
  • Tomar decisões pedagógicas embasadas em relatórios detalhados.

Os bancos de questões provaram ser aliados valiosos para professores, coordenadores  e gestores escolares. Eles não apenas economizam tempo, mas também oferecem flexibilidade e versatilidade na criação de avaliações educacionais. A Estuda.com se destaca como líder nesse campo, fornecendo uma solução completa que vai além do simples banco de questões. É hora de abraçar a tecnologia, otimizar seu processo avaliativo e melhorar a qualidade do ensino. Acesse o nosso site e saiba mais.

Compartilhe

Materiais gratuitos para gestão escolar

Para apoiar o seu cotidiano e responder e trazer dados relevantes que podem auxiliar no seu dia a dia como educador!